Valdenor de Almeida

8 Flares 8 Flares ×

Diplomado em Pedagogia pela FIPLAC.

Paraibano de Pombal (cidade natal do “pai” da Literatura de Cordel brasileira, Leandro de Gomes Barros), Valdenor de Almeida iniciou a carreira de repentista em 1984 em seu estado natal, onde participou de cantorias e festivais e apresentou programas em emissoras de rádio durante 4 anos, mudando-se para Brasília em 1990.

Em 2013 foi Coordenador Pedagógico do Projeto “Cordel com a Corda Toda” em Santa Maria/DF, realizado com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF.

Participou das 3 Edições do Projeto “Culturas Integradas” (2008, 2009 e 2010), do Projeto “Xilogravura e Literatura de Cordel” (2010), do Projeto “De Repente na Feira” (2010), do Projeto “Repente na Escola – 2ª Edição” (2012), que levaram o Repente e a Literatura de Cordel a escolas do Distrito Federal em apresentações e oficinas.

Foi coordenador de projetos da Casa do Cantador do Distrito Federal de 1995 a 1998, entre eles, O Projeto Cantoria Escola, apresentado nas escolas públicas do DF, que teve edição e distribuição de mais de 20.000 folhetos de cordel.

Como repentista, participou de mais de 40 festivais como concorrente, e em outros, como membro de comissão julgadora. Realizou centenas de cantorias e cantou várias vezes em programas de televisão. Participou de diversas atividades culturais e manifestações populares, promovidas por sindicatos e outras entidades. Cantou durante homenagem a Fernanda Montenegro no salão Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. Em dupla com João Santana, obteve por quatro vezes o primeiro lugar em Festivais Regionais de Repentistas do DF. Em dupla com o repentista Chico de Assis, participou do 9º Encontro de Literaturas, promovido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/MG, em novembro de 2008.

Participou dos filmes: “O Encontro de Cego Aderaldo com Robert Jhonson” do cineasta Jesivan e “O Vaquiero Voador” de Manfredo Caldas.

8 Flares Facebook 8 Google+ 0 8 Flares ×
468 ad
8 Flares Facebook 8 Google+ 0 8 Flares ×